Salvador, salve o Solar Boa Vista
07/03/2018 13:52 em Sociedade

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) convocou para esta terça-feira, 6 de março, uma concentração junto ao Solar Boa Vista no Engenho Velho de Brotas. A iniciativa do vereador, que é também Gestor Legislativo do Centro de Cultura, visou chamar a atenção para o abandono e degradação a que se assiste, deste patrimônio arquitetônico e cultural. Na sua intervenção, dirigida às dezenas de pessoas que ali se deslocaram, Odiosvaldo fez um resumo histórico do Solar, que foi residência do poeta Castro Alves e que, há cinco anos atrás, um incêndio destruiu completamente o seu interior, deixando apenas as paredes externas que permitem ainda contemplar a beleza da sua fachada.

Odiosvaldo lançou o desafio ao governo do estado: “se a secretaria de cultura não tem planejamento para fazer a recuperação do edifício que o devolva para o município, que certamente o governo municipal fará essa reforma, pensando não só na atração turística que seria este solar, mas também na utilização deste espaço como um Centro de Cultura Popular, com oficinas de cultura abertas à população”.

O vereador abordou também a necessidade de recuperar e requalificar todo o parque envolvente do Solar e não apenas o edifico principal, lembrando o cinema e a biblioteca que fazem parte deste patrimônio que é do povo de Salvador.

Finalizando a sua intervenção, apelou à mobilização de todas as pessoas que defendem a cultura, os valores e o patrimônio histórico, para iniciarem um movimento cívico que promova a discussão e realize ações que permitam salvar o Solar Boa Vista.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!