Volume
Redes
Sociais
B
Odiosvaldo fala com secretário André Fraga sobre situação da Lagoa dos Patos
16/03/2018 - 15h37 em Sociedade

O vereador Odiosvaldo Vigas tem vindo a denunciar com insistência, a situação de seca que vem se verificando na Lagoa dos Patos na Pituba. No dia de hoje,  Odiosvaldo acompanhado do compositor Edil Pacheco, o maestro Fred Dantas e vários moradores foram recebidos pelo secretário da Cidade Sustentável, André Fraga, com o objetivo de pedir providências para salvar a Lagoa Vela Branca, mais conhecida como Lagoa dos Patos.

Entre as causas, aponta-se a retirada de água do lençol freático por poços artesianos dos condomínios vizinhos a lagoa, a impermeabilização do entorno e o fim das matas nativas próximo às nascentes.

O secretário André Fraga, informou o vereador da criação de uma força tarefa para recuperação da lagoa, envolvendo as secretarias SEMAN e LIMPURB, bem como representantes da população residentes no local. Informou ainda de que as ações no local já se iniciaram, com uma limpeza e roçagem desenvolvidas por equipe da LIMPURB. Simultaneamente a esta limpeza, a SEMAN iniciou a poda das árvores que circundam a lagoa. Adiantou que serão desenvolvidas ações de desobstrução do sistema de drenagem pluvial que abastecem a lagoa e um estudo para a criação de novas formas de captação de água da chuva para o manancial. A SEMAN está planejando uma reforma completa das margens da lagoa com a implantação de novos equipamentos e recuperação de caminhos.

Finalmente, informou que foi acertado com os moradores do bairro um calendário de recomposição da mata ciliar, com plantio de espécies nativas e uma horta comunitária.

O vereador Odiosvaldo Vigas parabenizou o secretário pelas ações agora implementadas, informando que continuaria a acompanhar a situação até à completa recuperação da Lagoa dos Patos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!