Forró de Itapuã valoriza a cultura nordestina | Chico Leite e Everaldo Brito agradeceram, da Tribuna Popular, o apoio do vereador Odiosvaldo Vigas
05/06/2018 12:16 em Sociedade

O discurso político deu lugar ao autêntico forró pé de serra na Câmara de Salvador, na sessão de segunda-feira (28). Foi a forma encontrada pelos forrozeiros Francisco Assis Leite, o popular Chico Leite, e Everaldo Brito Dias para agradecer, da Tribuna Popular, o apoio do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), pelo segundo ano consecutivo, ao Forró de Itapuã. A festa acontece nos dias 15 e 16 de junho, na Praça Dorival Caymmi, reunindo muitos músicos do bairro.
“Gostaríamos que essa iniciativa se estendesse a outros bairros, porque representa a valorização da nossa cultura, das nossas raízes nordestinas”, disse Chico Leite, cover de Dominguinhos. Representando a Associação dos Forrozeiros de Itapuã, Everaldo fez um apelo aos vereadores: “Olhem com mais carinho para os artistas do gênero os diversos bairros de Salvador”. 
Segundo os forrozeiros, os festejos juninos, além de representarem opção de lazer e cultura para as comunidades, movimenta a economia local. Só a quadrilha que se apresenta no Forró de Itapuã reúne cerca de 200 jovens da região. Eles agradeceram também o apoio da Prefeitura de Salvador e da Secretaria de Turismo.

Raízes

O presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), agradeceu aos forrozeiros por terem levado para a Tribuna Popular uma autêntica manifestação da cultura nordestina: “Nossa intenção é aproximar cada vez mais a Câmara das pessoas, da cultura local, e o forró está nas nossas raízes”. 
O vereador Odiosvaldo Vigas agradeceu a homenagem e frisou que “cultura e educação são os dois pilares que projetam o futuro da nossa sociedade”. 
Os forrozeiros foram saudados também pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), autora do projeto de lei que prevê cota mínima de 60% para contratação de artistas locais nos festejos financiados pela prefeitura que expressem a cultura baiana, com destaque para o carnaval e São João. No dia da aprovação do projeto, como relembrou Leo Prates, o Plenário da Câmara também foi palco da apresentação de forrozeiros.
(Comunicação CMS)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!