HOJE - Sessão Especial “O Samba é Cultura”
26/11/2018 16:00 em Sociedade
Requerida pelo Vereador Odiosvaldo Vigas, terá lugar no Centro de Cultura da CMS, hoje, dia 26 de novembro, pelas 18 horas, uma sessão especial com o tema “SAMBA É CULTURA”.
Amante das grandes tradições culturais, Odiosvaldo sempre manifestou um carinho muito especial pelo Samba. Pela origem africana e pelas suas raízes que se expandiram em primeiro lugar na Bahia. Na verdade, foi pela mão de baianos que o Samba foi levado para a Pedra do Sal, no Rio de Janeiro, local que viria a ser berço da cultura africana.
Ao falar sobre a importância desta sessão especial, Vigas salientou: “O samba em geral, e o samba de roda do Recôncavo Baiano, em particular, fazem parte do Livro de Registro das Formas de Expressão, que considera o samba como patrimônio de natureza material e imaterial da identidade cultural brasileira.”
Falando sobre a importância cultural do samba, acrescentou: “Lembremos a apropriação do espaço público feito pelas rodas, a importância que elas têm no entorno das comunidades onde acontecem, considerando o seu papel de inclusão social. O samba funcionou como elemento de resistência e desenvolveu uma função cultural desempenhada pelas rodas de samba. A “indústria” cultural acabou por afetar as relações do samba com o sambista e a sociedade. No entanto, como identidade cultural do Povo Brasileiro o samba, na sua origem e pureza, continua sendo uma das manifestações mais genuínas e legitimas da cultura popular”
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!